segunda-feira, 9 de julho de 2012

Você ainda tenta ser o melhor? Não faça isso.



Você ainda tenta ser o melhor? Não faça isso.

Você sabia que a Apple vende quase 403 mil iPhones por dia e que, no mesmo período, nascem 300 mil* crianças na Terra? Ela vende mais iPhones do que o número de nascimentos todos os dias, quando empresas consolidadas na área de telefonia celular perdem mercado em altíssima velocidade.

Vou ensinar, agora, algo que pode mudar totalmente sua vida pessoal, profissional, sua empresa e seus produtos. A Apple usa exatamente aquilo que vou ensinar para você.

Primeiro passo: pare de acreditar nas bobagens que nos ensinaram

Vou dar uma chave que pode transformar completamente sua vida, sua empresa e seus resultados. Entender isso, e parar de acreditar nas bobagens que aprendemos, pode separar você imediatamente do mundo.

Pensamentos simplórios manterão sua empresa, você e sua vida pessoal eternamente simplórios. Pensamentos equivocados manterão você eternamente como uma pessoa equivocada. Crenças limitantes manterão limites eternos em sua existência.

Quando mudamos aquilo que pensamos e acreditamos, mudamos nossas ações e isso muda nossa vida.

Preparadas? Preparados? Então vamos lá:

Jamais tente ser o melhor. Sempre busque ser único. Todo melhor tem seu dia de pior.

Segundo passo: ninguém assume o pódio se ele é apenas seu

Se você for uma pessoa única, não será comparado a ninguém. Embora todos tentem fazer isso, não conseguirão. Você estará em uma categoria toda sua e não haverá sequer pódio, já que você não estará competindo com nenhuma outra pessoa ou empresa.

Apenas sendo melhor do que você era ontem. Se há alguma competição, será com seu passado, jamais com outra pessoa ou empresa.

Quantos iPhones vendem os concorrentes da Apple? Nenhum. Ninguém tem um iPhone para vender, apenas a Apple. Há centenas de ótimos celulares e smartphones maravilhosos, mas apenas um iPhone.

Ele é único. Não é o melhor ou mais perfeito. É único.

Não é um jogo de palavras, mas sim palavras que mudam o jogo. 

Entenda: quando você tenta ser o melhor, ou a melhor, você está apenas tentando subir em um pódio por algum tempo, até que outra pessoa torne-se a melhor e tire você de lá.

Tentar ser melhor que outra pessoa, ou empresa, apenas fará com que você, na melhor das hipóteses, assuma este postotemporariamente.

Mas quando você é a única pessoa, ou empresa, em uma dada categoria, você não precisa ser melhor que ninguém. Porque não há outra pessoa – ou empresa – na sua cola. Simplesmente, você é você.


Vou dar um exemplo: há vários anos associei-me a uma agência do sul do Brasil, chamada Terra Inca, para fazermos viagens para Machu Picchu integrando turismo, história, análise de exploração interior de nossa mente com coaching e palestras de alto nível. Se você me acompanha há alguns anos, sabe disso. E, desde o princípio, tínhamos em mente criar uma viagem que fosse única – não apenas a melhor. Por isso, escolhemos o que esta viagem deveria ser, mas também decidimos aquilo que ela não deveria ser, com muito cuidado. Sempre buscamos criar uma viagem única.

Chegamos ao ponto de dizer a todos o que esta viagem não é – e muitas agências zombaram de nós, dizendo que ninguém embarcaria conosco e achando que nosso programa seria absurdo. Para ler o que publicamos a este respeito, vejahttp://www.MachuPicchuMagica.com.br/naoe

Há centenas de agências no Brasil, algumas ótimas, mas competindo entre elas para levar turistas para Machu Picchu, em viagens de aventura. Outras cobram o preço mais barato possível, e – literalmente – despejam os turistas nas ruínas sem o menor interesse em saber se eles estão realmente aproveitando a viagem. Nós queríamos que nossa viagem fosse exclusiva e diferente de tudo. Inesquecível. Impactante. Por isso as chamamos de Jornadas Mágicas.

Sabe quais foram os resultados?

Nossa próxima viagem acontece dia 30 de agosto deste ano e hoje, dois meses antes, já estamos com ela lotada. Tínhamos 33 lugares e estamos com 31 passageiros – e apenas duas vagas sobraram até agora. Dois meses antes do embarque.
Machu Picchu Mágica Não é a viagem mais barata que você vai encontrar para a região, embora seja uma das mais econômicas, já que tudo está incluso (refeições, entradas, seguros, passagens, guias brasileiros, coaches, historiador...). Não é a viagem onde você encontrará esforço físico, embora esteja repleta de momentos inesquecíveis (com palestras exclusivas, com nosso Xamã, com a fogueira...).

Altíssima qualidade em uma viagem única.

Quem me ensinou este conceito foi Eduardo Shinyashiki, irmão de Roberto.

Outro exemplo?

Talvez você saiba que minha empresa é a mais antiga de coaching do Brasil e sou um dos primeiros coaches do país. Fui treinado pelo "pai" do coaching, nos Estados Unidos.

Mas, há milhares de coaches hoje e não tento ser melhor que nenhum deles. Apenas único. E ensino isso a todos os coaches que trabalham comigo. Porque, quando estamos com um cliente, ele, ou ela, também é único. Cada pessoa tem características que exigem diferentes comportamentos nossos.

Por isso, hoje, tenho uma fila de espera – para quem quer ter meus serviços pessoais de coaching – de mais de dois anos!

Quantos coaches você conhece que tem uma fila de espera deste tamanho? Não digo isso para mostrar que sou o melhor, porque não sou. Sou apenas único.

Como resultado, os coaches que trabalham comigo, e que também entendem que devem ser únicos, assumem boa parte das pessoas que me procuram e suas agendas também crescem sem parar. Cada cliente sabe que é único, porque as ferramentas de coaching são simples, mas se o coach não tratar você como uma pessoa única, então para que perder tempo? Compre um livro!

No amor, isso também conta
O mesmo ocorre quando você está ao lado do seu amor. Não queira ser melhor que ninguém do passado dele ou dela. Se fizer isso, poderá assumir temporariamente o posto, mas temporariamente é um tempo muito curto. Queira ser único, ou única. Diferente de tudo. Queira ser você.

Portanto, hoje, considere tudo o que você estiver fazendo mantendo em mente a seguinte pergunta: como posso tornar isso único? O que posso fazer para ser uma pessoa única. Como ajudar esta pessoa, este cliente ou resolver este desafio de forma única?

Minhas palestras - e tenho palestras já agendadas e pagas com um ano de antecedência, também são únicas. Por isso, Tudo fica mais fácil. Não copio ninguém e quem me copia está perdendo tempo. Seja uma pessoa única e tudo fica fácil.

Faça isso e, sem nenhum esforço, você já será a melhor opção. Porque você será a única opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...