segunda-feira, 2 de julho de 2012

A verdade e a política não se misturam


Isso é verdadeiro para governos de toda parte. Há muito poucos que não enganam o povo. O engano é parte do governo, porque poucas pessoas escolheriam ser governadas do modo como são – poucas escolheriam ser governadas de qualquer maneira – a menos que o governo as convencesse de que suas decisões eram para o seu próprio bem.
Isso é difícil, porque a maioria das pessoas vê claramente a insensatez no governo. Então o governo tem de mentir para pelo menos tentar manter a lealdade do povo. O governo é um exemplo perfeito da exatidão do princípio de que se você mentir o suficiente, por tempo suficiente, a mentira se tornará “verdade”.
As pessoas no poder nunca devem deixar o povo saber como chegaram lá – ou tudo que fizeram e desejam fazer para continuar onde estão.
A verdade e a política não se misturam e não podem se misturar porque a política é a arte de dizer apenas o que precisa ser dito – e dizê-lo do modo certo – para atingir um fim desejado.
Nem todos os políticos são ruins, mas a arte da política é uma arte prática. Conhece muito bem a psicologia da maioria das pessoas. Simplesmente percebe que elas agem com interesse pessoal. Portanto, a política é o modo pelo qual essas pessoas no poder tentam convencê-los de que os interesses pessoais delas são os seus.
Os governos compreendem o interesse pessoal. É por isso que são muito bons em criar programas que dão coisas para o povo.
Originalmente, os governos tinham funções muito limitadas. Seu objetivo era simplesmente “preservar e proteger”. Então alguém acrescentou “prover”. Quando os governos começaram a ser os provedores do povo, assim como os seus protetores, começaram a criar a sociedade, em vez de preservá-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...