Dê o próximo passo. Agora. Pare de esperar por um "sinal" dos "deuses". Seu sinal é a intuição, envolto em seu desejo.
Hesitação não é um lugar de parada no caminho para o céu.
Este texto foi retirado do anuário brasileiro Humanus com adaptação de José Afonso Spínola e reduzido por mim. Eis o resumo do que precisamos fazer para sermos conduzidos:
3 - Desperdice o seu tempo à vontade, mesmo sabendo que ele jamais voltará, ficando na frente da televisão durante horas a fio. Desligue-se do ambiente familiar! Afinal, o diálogo com o seu cônjuge e com os seus filhos não é mais importante que as novelas! Obrigue as pessoas que o visitem a assistirem consigo os seus programas prediletos. Faça-as esquecerem-se daquilo que foram fazer na sua casa. E no caso de telefonarem, despache-os.
4 - Distraia-se das mais variadas formas, porque quanto mais distraído, melhor! Aqui, novamente, a televisão poderá prestar-lhe grandes serviços. Mas não se limite apenas às novelas e aos programas sem conteúdo: assista também a muitos filmes enlatados, de violência ou de terror; ou, ainda, acompanhe passo a passo o maior número possível daqueles tão populares programas de auditório. E que tal navegar madrugadas inteiras pelas páginas mais bizarras da internet, as de procura de parceiros conjugais, ou até mesmo os mais picantes, como os pornográficos? E ainda existem aqueles jogos incríveis de computador, esqueceu-se?
Música? Só se for da Tiazinha, da coisinha ou da garrafinha, ou então bandas sonoras de novelas. Canções com letras capazes de fazê-lo refletir por um instante... nem pensar!
6 - E se for pressionado pelo seu espelho a emagrecer, apele aos célebres medicamentos milagrosos destinados a esse fim. Eles farão o seu apetite desaparecer como por encanto, juntamente com... a sua saúde! Mas isso não importa, certo? Os fins justificam os meios! Depois engorde tudo novamente. E nada de interromper este processo de efeito sanfona do engorda-emagrece-engorda.
8 - Acredite em tudo o que lê e vê na mídia. Descarte a possibilidade de que as notícias, antes de chegarem ao público, sejam "selecionadas" ou, até mesmo, deturpadas, para chegar ao público de acordo com interesses internacionais.
10 - Esteja sempre na moda. Imite as personagens das novelas da televisão em tudo: na conduta superficial, fútil e leviana, e, principalmente, na promiscuidade. Imite os seus tiques, os seus olhares e trajes até não conseguir saber quem você é! Seja infiel, nunca se comprometa. Compre livros sem ler para ser uma pessoa espiritualizada, intelectual ou um grande vencedor! Mas não deixe de fazer psicoterapia para conseguir viver dentro deste grande hospício, em que a maioria das pessoas está igualzinha a você...
12 - Seja um consumista compulsivo. Compre tudo o que vê pela frente, satisfaça todos os seus desejos, com supérfluos, novidades electrónicas, roupas... Esqueça as suas necessidades, as prioridades e a prudência.
É hora de o mundo parar de se enganar, despertar e perceber que o único problema da humanidade é o desamor.