domingo, 24 de junho de 2012

Economia Baseada em Recursos

O conceito de Economia Baseada nos Recursos foi criado por Jacque Fresco. É um sistema onde todos os bens e serviços estão disponíveis sem necessidade de recorrer ao uso de dinheiro, crédito, caridade ou qualquer outro sistema de débito ou servidão. Todos os recursos tornam-se a herança comum de todos os habitantes e não de apenas uns poucos seleccionados. A premissa base deste sistema é de que a Terra é abundante em recursos; nossa prática de racionamento de recursos através de métodos monetários é irrelevante e contraprodutiva à nossa sobrevivência.

A sociedade moderna tem acesso a tecnologias de ponta e pode disponibilizar comida, vestimenta, alojamento e assistência médica; actualizar nosso sistema de educação; e desenvolver um fornecimento ilimitado de energia renovável e não-poluente. Fornecendo assim um modelo de uma economia eficiente onde todos podem desfrutar de um elevadíssimo padrão de vida com todas as vantagens de uma sociedade altamente tecnológica.

Uma economia baseada nos recursos usaria os recursos existentes da terra e do mar, o equipamento físico, indústrias etc. para melhorar a vida de toda a população. Numa economia baseada nos recursos em vez do dinheiro, poderíamos facilmente produzir todas as necessidades biológicas e fornecer um elevado padrão de vida para todos.
continua em http://www.vozlivre.org/2011/01/economia-baseada-nos-recursos/




 
Introdução à Economia Baseada em Recursos [TEDx - Peter Joseph]
O objectivo desta apresentação é delinear a linha de raciocínio base que nos leva a este novo modelo económico que não é baseado no movimento de dinheiro, mas sim na gestão inteligente dos recursos naturais do planeta de forma a providenciar as necessidades da população humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...