quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ciência e Religião



Crer, acreditar é um conforto. Pensar, refletir é um esforço…
E entre o que é confortante pra alma, que é acreditar em alguma coisa, e o que requer esforço dessa mesma alma, para pesquisar, pensar, descortinar … É exatamente entre estas duas posturas humanas: acreditar e procurar saber. Que se situam o conjunto das tentativas da humanidade de criar sistemas de ideias que possam nortear o caminhar desta humanidade…


... porque na medida que a ciência evolui, não havendo o necessário acompanhamento do progresso moral dos habitantes da terra. Ter muita ciência disponível mas sem a devida estruturação na moral das pessoas, no código de conduta, é a forma mais fácil para auto-destruição e pra destruição do ambiente existencial, ou seja, do planeta que essa família está residindo. O grande problema é como conciliar o progresso moral das pessoas que vivem na Terra, que, a princípio, esse progresso moral deveria ser cuidado pelas religiões, com o progresso tecnológico que --estranho-- aqui na terra é movido, os senhores e as senhoras sabem porque, pelas guerras. 
--- Jan Val Ellam http://www.youtube.com/watch?v=M2EwRfxaRJc#t=247s


A poesia está guardada nas palavras — é tudo que
eu sei.
Meu fado é de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as
insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado e chorei.
Sou fraco para elogios.
--- Manoel de Barros
http://www.youtube.com/watch?v=M2EwRfxaRJc#t=3862s


... pois que somente uma religião haverá de existir no futuro ---se nós cidadãos terráqueos tivermos futuro. E essa religião é a religião do amor. É quando todos os seres que vivem na Terra, independente de pertencer a esta ou aquela religião, ou mesmo de pertencerem a alguma religião, amealhem no coração o amor suficiente para que se permitam expressar a sua cidadania de modo a dignificar a vida e não a enfeia-la.
http://www.youtube.com/watch?v=M2EwRfxaRJc#t=5390s

Nós precisamos construir escolas. 
http://www.youtube.com/watch?v=M2EwRfxaRJc#t=5535s


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...