quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A responsabilidade individual para a sobrevivência de todos

O que tornou a América poderosa não foi o fato de todo homem lutar por sua própria sobrevivência, mas o fato de todo homem aceitar a responsabilidade individual para a sobrevivência de todos.

A América foi uma nação que não dava as costas para os famintos, nunca dizia não para os necessitados, abria seus braços para os desvalidos e os desabrigados, e partilhava a sua riqueza com o mundo.

Contudo, quando a América tornou-se poderosa, os americanos tornaram-se gananciosos. Não todos, mas muitos. E, com o correr do tempo, cada vez mais.

Quando os americanos viram que era possível ter mais, tentaram ter cada vez mais. Contudo, havia apenas um modo de ter cada vez mais. Alguém tinha de ter cada vez menos.

Quando a ganância substituiu a dignidade no caráter americano, passou a não haver lugar para a compaixão pelos menos favorecidos.

Foi-lhes dito que era "sua própria culpa" não terem mais. Afinal de contas, a América era a Terra das Oportunidades, não? Ninguém - exceto os menos favorecidos - achou possível admitir que as oportunidades da América eram limitadas, institucionalmente, àqueles que já as tinham tido. Em geral, eles não incluíam muitas minorias, como as de determinada cor de pele ou sexo.

Os americanos também se tornaram arrogantes internacionalmente. Enquanto milhões de pessoas passavam fome em todo o planeta, eles jogavam fora a cada dia comida suficiente para alimentar nações inteiras. Sim, a América era generosa com alguns - mas cada vez mais sua política internacional passou a ser um reflexo de seus próprios interesses. A América ajudava os outros quando isso lhe era útil. (Isto é, quando interessava à sua estrutura de poder, sua elite, ou aos militares que protegiam essa elite - e suas riquezas acumuladas.)

 O antigo ideal americano - o Amor Fraternal - deixou de existir. Agora qualquer conversa sobre ser o "protetor" enfrenta um novo tipo de americanismo - uma mente alerta ao que é preciso para conservar as riquezas acumuladas e uma palavra áspera para os menos favorecidos que ousam perguntar por sua cota justa, suas queixas que não foram atendidas.

Cada pessoa deve assumir a responsabilidade por si mesma - isso sem dúvida é verdade. Mas a América - e o seu mundo - só pode realmente chegar a um estado de certa perfeição quando todas as pessoas desejarem ser responsáveis por vocês como um Todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...