domingo, 27 de novembro de 2016

O Papa também disse que Deus não nos condena ao inferno.

Em 28 de julho de 1999, em um discurso semanal testemunhado por mais de 8.500 pessoas, o Papa João Paulo II disse que, um inferno literal físico como um lugar de fogo eterno e tormento não existe. Em vez disso, disse o Papa, uma experiência inferno-similar pode ser encontrado pela alma—não só após a morte, mas, mesmo nesta vida. Esta experiência, o Pontífice disse, foi a experiência de separação da alegre comunhão com Deus.
De acordo com uma transcrição oficial do Vaticano do discurso do Papa, João Paulo II notou que as referências escriturais para inferno e as imagens apresentadas por elas são apenas figurativas e simbólicas da "completa frustração e vazio de uma vida sem Deus."
Ele acrescentou, "O inferno está a indicar, mais do que um lugar, a situação em que se vai encontrar quem de maneira livre e definitiva se afasta de Deus, fonte de vida e de alegria."
O Papa passou a dizer que a antiga noção de um inferno de fogo e enxofre, e as imagens assustadoras de algumas escrituras e de outras fontes e pinturas, são também apenas "simbólicas". Tais ilustrações, ele disse, devem não ser usadas para assustar pessoas.
Para citar as palavras exatas dele: "O pensamento do inferno e menos ainda a utilização imprópria das imagens bíblicas não deve criar psicoses ou angústia."
O Papa também disse que Deus não nos condena ao inferno. Danação eterna, ele explicou, "não deve, por isso, ser atribuída à iniciativa de Deus, pois no Seu amor misericordioso Ele não pode querer senão a salvação dos seres por Ele criados."
Ele não explicou por que Deus não pode levar a bom termo o seu "único desejo", mas disse que é um ser humano a si mesmo que fecha ao amor de Deus. E assim, danação é realmente uma obra do próprio ser humano—o resultado  de uma escolha de livre arbítrio de rejeitar Deus e Seu perdão.

ref w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/audiences/1999/documents/hf_jp-ii_aud_28071999.html


cuelho_inferno_061

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...