segunda-feira, 29 de abril de 2013

Uma posição de amor e preocupação com toda a humanidade


...Eu observo que aquilo que daria certo seria a formação de uma nova comunidade política mundial, com cada nação-estado tendo uma participação igual nos problemas do mundo, e uma cota proporcional dos recursos do mundo.
...
Se você pudesse acrescentar bilhões de dólares por ano à economia de sua nação - que poderiam ser gastos para alimentar os famintos, vestir os necessitados, abrigar os pobres, dar segurança aos idosos, melhorar o sistema de saúde e produzir um padrão de vida digno para todos - isso não seria do interesse de sua nação?
...
...se bilhões de dólares por ano – que representam milhões por mês, centenas e centenas de milhares por semana, quantias enormes por dia – pudessem ser recolocados em seu sistema... se vocês pudessem usar esses recursos para alimentar os seus famintos, vestir os seus necessitados, abrigar os seus pobres, dar segurança para os seus idosos, fornecer atendimento médico e produzir um padrão de vida digno para todos... as causas do crime desapareciam para sempre? Não percebem que surgiriam novos empregos quando os dólares fossem reinvestidos em sua economia? Que o seu próprio governo poderia até mesmo se tornar menos importante, porque haveria menos coisas a fazer?
...

Tudo isso - todos esses benefícios - resultariam da simples reestruturação de sua visão do mundo, da reorganização mais simples de sua configuração política mundial.

...
Do dinheiro que vocês deixariam de gastar com sistemas de segurança de prédios e armas de ataque.
...

Vamos examinar os números. Atualmente (escrevemos isso em 25 de março de 1994) os governos do mundo gastam cerca de um trilhão de dólares por ano em objetivos militares. Isso representa um milhão de dólares por minuto em todo o mundo.

As nações que estão gastando mais poderiam destinar a maior parte desse dinheiro às outras prioridades mencionadas. Então as nações mais ricas achariam que era de seu interesse fazer isso - se achassem que era possível. Mas as nações maiores e mais ricas não podem se imaginar indefesas, porque temem a agressão e o ataque das nações que as invejam e querem o que elas têm.

Há dois modos de acabar com essa ameaça.

1. Dividir riquezas e recursos mundiais suficientes com todos os povos do mundo para que nenhum deles precise do que os outros têm, e todos possam viver dignamente e deixar de sentir medo.

2. Criar um sistema para a resolução de diferenças que elimine a necessidade de guerra - e até mesmo a possibilidade dela.

...
Sim. Está sendo feita agora uma grande experiência em seu mundo justamente desse tipo de ordem política. Essa experiência é chamada de Estados Unidos da América.
...

...Falta muito para poder ser considerada um sucesso. (...) Ainda assim, é a melhor experiência em andamento.

É como disse Winston Churchill: "A democracia é o pior sistema, exceto todos os outros." A nação americana foi a primeira a formar uma confederação de estados independentes e uni-los em um grupo coeso, sujeito a uma autoridade central.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...